O Programa Líder

Liderança para o Desenvolvimento Regional é uma estratégia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula o alinhamento local e permite a convergência das políticas de fomento municipais, estaduais e federais, sejam públicas ou privadas, com ênfase na criação do ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável.
 

Criado e aplicado pelo SEBRAE Nacional, por meio de consultores (multiplicadores) mobiliza e conecta pessoas e instituições em uma identidade grupal e regional. Constrói uma visão compartilhada do futuro e uma agenda estratégica dinâmica integrada e integradora de outras agendas relevantes com as potencialidades e competências regionais. Instala uma governança regional representativa, ativa, articuladora e institucionalizada para a implantação da agenda com a comunidade.
 

Conta com uma experiência de ação de cerca de 15 anos, aplicada em quase todo o Brasil e em outros países, com resultados brilhantes.
 


No entanto, ele nunca havia sido aplicado no Estado de São Paulo. Veio a ocorrer o primeiro Programa Líder no Circuito das Águas Paulista por influência de um grupo de empresários da cidade de Serra Negra, com o auxílio decisório do Sr. Guilherme Afif Domingos, junto à Diretoria Técnica do Sebrae/SP, no final de 2019.


O grupo de Líderes Regionais foi formado com representantes das 09 cidades, reunindo os setores público e privado, mais o terceiro setor, formando um grupo de 45 pessoas, que receberam um treinamento presencial e a distância (devido à Pandemia de COVID-19).

 

Foto tirada ao final da primeira reunião do Programa Líder em Serra Negra.

 

EVENTO DE TRANSBORDAMENTO


Em 04 de agosto de 2022, foi realizado um evento de transbordamento, Fórum de Líderes do Circuito das Águas Paulista, que reuniu cerca de 400 pessoas no Auditório Dona Zenaide, em Jaguariúna/SP. Ocasião em que foram apresentados os trabalhos e as propostas do Programa Líder para os Líderes convidados das 09 cidades.

 

Foto de parte da plateia presente no evento de transbordamento do Programa Líder

 

Líderes organizadores do evento de transbordamento do Programa Líder, em Jaguariúna.

 

Feito o transbordamento e apresentada a Agenda de Desenvolvimento construída durante o Programa Líder, outras reuniões ocorreram e mais Líderes foram convidados a tomar parte da proposta de criação da Agência Líder de Desenvolvimento Regional do Circuito das Águas Paulista, o que de fato se deu na última reunião do Programa em Serra Negra ao final de 2022.

Líderes participantes da última reunião do Programa Líder em Serra Negra.

 

Programa Líder. SAIBA MAIS.

 


© 2023 - Todos os direitos reservados

developed by

© Agência de Desenvolvimento Circuito Águas Paulista